Ou então, pegue um APCO bem usado, fabricado a
partir de 1992 com o tecido Gelvenor (esse é o
nome), e o passe por um porosímetro. Você vai ver
que o resultado invariavelmente será superior a 10
min quando algumas das outras marcas não chegam a 5
min, mesmo quando o parapente é novo(um APCO novo
apresenta resultados superiores a 15 min, às vezes,
superiores até, a 20 min). Aí você vai ouvir papos
do tipo "zero porosidade não é tudo" etc, etc.
A verdade irrefutável, no entanto, é que a APCO, tão
difamada durante anos por haver adotado o tecido
Gelvenor em 1992 e passado a oferecer dois anos de
garantia / 250 horas de vôo em seus parapentes, está
agora, presenciando a adesão daqueles fabricantes
que a criticaram. Ozone, Nova, Airwave, dentre
outras, já mudaram de camisa e estão usando Gelvenor.
Por enquanto, somente no intradorso(a APCO faz uso
do tecido em cima e em baixo) pois ainda estão
apanhando na homologação(o Gelvenor é mais pesado e
o projeto tem de ser muito bem criado para não ser
penalizado).
Naturalmente, isso terá origem em quem não tem nada
para justificar a má qualidade do tecido de sua
marca. Não se deixe enganar. Porosidade é o único
parâmetro que pode ser medido matematicamente para
se avaliar o estado de um velame. Quem diz o
contrário, é porque não tem qualidade para
apresentar. Ou então porque usa tecido parecido com
papel de seda para conseguir manter seus parapentes
com uma homologação mais segura (tecidos leves
permitem uma reabertura mais rápida em colapsos,
facilitando os resultados nos testes de
homologação). O problema é que esses tecidos mais
leves não duram nada.
Procure encontrar um desses velames de papel de seda
com mais de 4 anos de uso. Você não vai achar.
Procure um APCO. É o que não vai faltar, porque eles
usam um tecido feito para durar e são projetados
para serem homologados com esse mesmo tecido. É uma
questão de competência. Fazer as coisas bem-feitas
para durar faz parte da natureza e da cultura
israelense.
A performance dos parapentes APCO, por sua vez, não
é melhor, nem pior do que os das boas marcas do
mercado. Para que sofismar ? Não se consegue enganar
todo mundo o tempo todo. Afinal, todo fabricante
procura se manter em dia com o estado-da-arte do
momento, nem que seja copiando o que está dando
certo nos outros. Isso é tradicional em aviação.
Todo mundo copia todo mundo.
Os parapentes APCO apenas duram mais, conservam o
seu valor de revenda e são fáceis de negociar em
segunda mão. Em síntese, poupam o seu dinheiro.
Se você nunca viu um APCO, verifique a reputação
deles no Rio de Janeiro onde existe cerca de uma
centena voando.
E se outros lhe disserem que só eles tem condição de
lhe dar apoio e manutenção, não acredite. Nós temos
todo e qualquer material para reparo e contamos com
o suporte de uma oficina credenciada pela APCO para
reparos.
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